top of page

Artigos

UNIAD O perfil sociodemográfico de pacientes em tratamento para dependência química e sua percepção quanto ao impacto do consumo abusivo no comportamento dos filhos

O perfil sociodemográfico de pacientes em tratamento para dependência química e sua percepção quanto ao impacto do consumo abusivo no comportamento dos filhos

Por Marcy Harrouche

O presente trabalho busca investigar o perfil dos pacientes em tratamento para dependência química no CRATOD (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas), bem como avaliar a percepção de usuários de drogas quanto ao impacto do seu consumo no comportamento dos filhos, através de um estudo observacional transversal quantitativo e descritivo. Para tal foram entrevistados 21 pacientes de ambos os sexos que passaram pela triagem do CRATOD. Os resultados apontam que a maioria dos pacientes eram homens, mais da metade deles sem renda e que apenas 19% finalizaram o ensino médio. Pouco menos da metade dos pacientes afirmam possuir filhos menores de idade. Entre estes, mais da metade relatou que o comportamento de seus filhos se tornou mais rigoroso e/ou conservadores quanto ao uso de substâncias, um terço referiu que o consumo não afetou o comportamento dos filhos e apenas 8% relatou que o seu consumo levou os seus filhos a serem mais permissivos quanto ao consumo de drogas ou que eles também consomem alguma substância. Constata-se que a percepção dos pais não retrata o que a literatura prega em relação à influência da dependência química dos pais no comportamento dos filhos. Avalia-se a importância de implementação de intervenções que aumentem a percepção dos pais quanto

Sindrome de Burnout

Síndrome de Burnout, a doença do esgotamento profissional

Por Marcy Harrouche

A síndrome de burnout, é caracterizada por ser o ponto máximo do estresse profissional, Pode ser encontrada em qualquer profissão, mas em especial nos trabalhos em que há impacto direto na vida de outras pessoas. É o que acontece, por exemplo, com profissionais da saúde em geral, jornalistas, advogados, professores e até mesmo voluntários. 

O termo burnout significa que o desgaste emocional danifica os aspectos físicos e emocionais da pessoa, pois, traduzindo do inglês, burn quer dizer queima e out exterior.

Depressão tem tratamento

Depressão tem tratamento?

Por Marcy Harrouche

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 350 milhões de pessoas do mundo sofrem, em algum grau, de depressão. O transtorno mental, que é mais comum do que podemos imaginar, é caracterizado por tristeza, perda de interesse em toda e qualquer atividade, ausência de prazer, oscilações entre sentimentos de culpa e baixa autoestima, distúrbios do sono e no apetite.

Muitas vezes é difícil diferenciar a tristeza comum da depressão. O humor das pessoas nunca é constante, sempre vai existir uma variação. Uma situação negativa pode desencadear tristeza. Isso é diferente da depressão clínica, que é uma síndrome que vem acompanhada por outros sintomas.

pavio curto psicologia ataque de furia

'Pavio Curto'

Por Marcy Harrouche

Você conhece alguém que já teve um ataque de fúria no transito?

Ataques frequentes e repentinos de fúria pode ser sintoma de um distúrbio psiquiátrico, o Transtorno Explosivo Intermitente (TEI). Conhecido também como Síndrome do 'pavio curto', essa doença atinge homens e mulheres, e é muito mais comum do que agente imagina.

São indivíduos que pela incapacidade de gerenciar seus impulsos agressivos, são levados a ter comportamentos agressivos, ataques de fúria, completamente desproporcionais.

toc compulsão psicologia

Conheça alguns tipos de compulsão

Por Marcy Harrouche

Compulsões ou rituais compulsivos ou simplesmente rituais são comportamentos repetitivos ou atos mentais que a pessoa se sente compelida a executar para diminuir ou eliminar a ansiedade ou o desconforto associado às obsessões ou em virtude de regras que devem ser seguidas rigidamente (DSM V – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais).

As compulsões correspondem a hábitos específicos que se perpetuam apesar de terem um caráter frequentemente inconveniente ou mesmo nocivo. São exemplos de compulsões o ato de roer as unhas, os variados tipos de automutilação, como por exemplo, se ferir com as próprias unhas, assim como os transtornos obsessivos compulsivos (TOC).

meu amigo animal owen howkins haatchi

Meu Amigo Animal!

Por Marcy Harrouche

Histórias de superação existem muitas, a foto acima é de Owen e Haatchi. Nesta história vemos como um cão de três patas devolveu a alegria de viver a uma criança com uma doença rara.

Ter um animal de estimação está longe de ser uma resposta a uma equação simplista do tipo: “- Ah! Meu filho me pede tanto um animalzinho que eu cedi…”

Ter um animal de estimação significa, de acordo com muitos estudos, que seus donos vão viver mais e melhor!

Um estudo publicado no conceituado American Journal of Cardiology, dos Estados Unidos (EUA), mostrou que o convívio com animais ajuda a controlar o estresse, diminui a pressão arterial e reduz o risco de problemas cardiovasculares.

narguile absolem

O Narguilé faz mais mal à saúde do que o cigarro!

Por Marcy Harrouche

Associar a ideia de que o uso do Narguilé não faz mal à saúde, seria tão inocente quanto acreditar nas intenções da lagarta azul com Alice, no conto Alice no Pais das Maravilhas de Walt Disney.

O Narguilé tem uma apresentação muito sedutora, com grande oferta de aromas e sabores geralmente adocicados que permite que seus usuários, na sua maioria jovem, o escolham por modismo, influencia dos amigos e principalmente pela falsa ideia de que estão usando o cachimbo árabe – Narguilé porque acreditam que o mesmo seja inofensivo à saúde. Puro engano, médicos alertam que o consumo pode trazer graves prejuízos. O cachimbo oriental pode causar mais danos à saúde do que o cigarro comum.

bottom of page